O Secovi Rio, por meio deste canal de comunicação, pretende informar os seus representados a respeito de suas ações junto aos poderes Executivo e Legislativo, visando fomentar o amplo debate por parte da sociedade.

Para isso, conta com a atuação de um departamento específico, a Coordenação de Relações Político-Institucionais (CRPI), que tem como principal objetivo acompanhar as proposições legislativas nos âmbitos municipal, estadual e federal, levando sugestões e apreciando as proposições que interferem no setor imobiliário. Para saber mais sobre as atividades da CRPI, leia o primeiro post deste blog.

Saiba mais sobre as atividades do Sindicato da Habitação em http://www.secovirio.com.br/.

Caso queira receber eventuais informações sobre o andamento dos projetos de lei relacionados neste blog. Clique aqui e cadastre-se.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Adicional de periculosidade para porteiros: condomínio pode ficar mais caro

Matérias publicadas hoje, no jornal O Dia (coluna "De olho no seu bolso"), e Meia Hora, reforçam a apreensão do mercado quanto ao Projeto de Lei 7760/2010, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que pretende acrescentar 30% ao salário dos empregados de condomínios, a título de adicional de periculosidade.

Na coluna, da repórter Cristiane Campos, o presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, reforça: o adicional geraria uma um elevação de pelo menos 15% no valor das cotas condominiais. De acordo com pesquisa do Sindicato, a folha de pagamento já pesa no orçamento: ela consome, em média, 37% de todo o montante arrecado mensalmente pelos condomínios. Caso o PL seja aprovado, essa fatia tende a aumentar.

O Secovi Rio repudia o projeto e tem procurado estimular o debate entre os parlamentares para que sejam apresentadas propostas pela rejeição do mesmo.

Outros projetos

Embora a proposta do Senador Crivella seja a mais comentada, vale ressaltar que existem atualmente 70 projetos de leis sobre segurança privada tramitando no Congresso Nacional. A Comissão de Relações Político-Institucionais do Secovi Rio está acompanhando de perto o andamento desse projetos

Cabe lembrar que, de acordo com definição da Portaria nº 387 da Polícia Federal (28 de agosto de 2006), "segurança privada" está relacionada a atividade de prestação de serviços desenvolvidas com a finalidade de executar a vigilância patrimonial; garantir a incolumidade física de pessoas e de seus bens patrimoniais, inclusive de suas residências; executar serviços de vigilância eletrônica, com a respectiva monitoração, em áreas públicas ou em estabelecimentos públicos ou privados.

Há uma constante confusão entre as funções de vigilante (profissional treinado para tal função) e de vigia (o funcionário do condomínio). Justamente por isso o Secovi Rio se mantém alerta quanto aos projetos que tenham como objeto o termo "vigilante”, para tentar aparar qualquer aresta. Não se pode afastar a possibilidade de que os vigias, ou, até mesmo, os porteiros, venham a ser associados a “segurança patrimonial”, o que seria um equívoco. No caso do projeto do Senador Crivella, faz-se menção direta aos porteiros e vigias.



53 comentários:

  1. Sou porteiro, e estou de acordo com o adicional
    pois, no estado do Rio o aumento do nosso salario ja saiu desde abril, e aqui na cidade ainda continua esse impasse, parece que existe uma má vontade do nosso sindicato.

    ResponderExcluir
  2. Francisco José Gaspar de Carvalho19 de julho de 2011 às 21:46

    Mais uma vez os Senhores Deputados fazendo graça com o dinheiro dos outros. Portanto eu quero aproveitar a oportunidade para propor projetos de lei mais importantes para o povo brasileiro:
    (1) Os valores dos ganhos dos digníssimos parlamentares e demais político deveria ser determinado pelo povo brasileiro; O custo da democracia brasileira é o mais elevado do mundo;
    (2) Quero, também, sugerir um projeto de lei que aumente os vencimentos em 30% de todos brasileiros, para contratação de: segurança particular e sistemas segurança, devido a ausência de segurança pública;
    (3) Acho que o Sr. Crivella nunca foi síndico de prédio, pois ele desconhece a realidade dos empregados em edifícios, tais como: grau de instrução muito baixo, um grande percentual de empregados residem no local de trabalho, logo, não pagam pela moradia (aluguel, condomínio, IPTU, Taxa de Incêndio etc.), não pagam as taxas de: água, luz e gás. Quero propor que estes benefícios sejam estendidos a todos as categorias de trabalhadores;
    (4) E, finalmente, quero propor o fim da isenção de impostos para entidade religiosas.

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo que a remuneração dos porteiros não é o que eles esperam e desejam, mas jogar a conta nos condôminos é irreal! Por que periculosidade? E nós, condôminos, vivendo dentro dos condomínios não estamos também expostos ao perigo? Alguém vai me dar 30% de aumento por isso? Porteiro não é segurança. Sinto muito. É melhor manter os salários dentro de um padrão em que possam ser pagos do que demitir, não acha? Insanidade total esta lei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta facil arrumar pessoas de confiança?é melhor abir os olhos e rezar para este mundo ser desmantelado,miseria,pobreza e falta de dignidade salario de 800,00 me chame de infame,deus que tenha pena dos que acham que serviço de porteiro nao merece salario melhor os condominos que me perdoe mas tomem vergonha na cara

      Excluir
    2. senhora sindica acredito que a senhora nao viveria com nosso salario pois o nosso salario ja vem defazado a muito tempo como sindica esta dizendo besteira somos que por descuido de voces que gosta de luxo mas nao admitem que estao errados pois os roubos em condominios 90% o culpado e voces mas isso voces nao adimitem pois quando abrimos o portao os que vem atras de voces vs nao tem capacidade de pedir que os mesmos antes de entrar que aguarde ser anuncido e porisso nos poe em perigo como vs tambem pega um pego o outro isto e frequente no meio de vs no entanto nao adimitem o erro de vs a culpa sempre sera dos porteiro e isto nao e nem o começo dos erros de vs. carlos

      Excluir
  4. Síndica,
    Concordo com você!
    PORTEIRO NÃO É VIGILANTE!
    Já imaginou se essa moda pega???
    Os balconistas também deverão receber!
    E os caixas dos Bancos?
    Os agricultores também deveriam ser incluídos ... já imaginou o perigo que estão expostos quando o pessoal do MST invade as fazendas...
    Como esses deputados não gastam dinheiro para manter suas casas, apartamentos e acham que tudo é de graça para todo mundo; ficam fazendo Lei para aparecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so podia ser sindica mesmo...aff.

      Excluir
    2. realmente porteiro não é vigilante mas enquanto vcs dormem o porteiro esta fazendo ronda ,podendo dar de cara com um assaltante armado pulando o muro a qualquer hora afinal estamos no rio de janeiro e para quem disse que temos porteiros sem instrução lembro que quem aprova este tipo de profissional são vcs mesmos,então ou vcs não ligam para o grau de instrução ou querem se aproveitar para tirar vantagem de quem não entende de lei.

      Excluir
    3. sim, não somos vigilantes mas zelamos por vcs enquanto dormem. quando nos mandam fazer coisas que não são de nossa alçada vcs não se lembram que somos porteiros ou vigias. ganhamos em media 800.00 e vcs dois salários para que? somos a linha de frente, os que primeiro serão pegos. se deixarmos entrar somos presos por facilitar a entrada, se reagimos somos mortos ou espancados. a sua vida vale 800.00 pense nisso antes de ficar dizendo absurdos.

      Excluir
  5. trabalho em uma firma de vigilãncia como(vigia) que presta serviço para uma empresa multinacional,que também somos responsáveis pela entrada de pessoas e veículos não autorizados.(vigia e porteiro é tudo igual,em qualquer lugar)na hora que somos acusados de erros esquecem que não somos armados.

    ResponderExcluir
  6. tentem vcs viver com este salario, uma semana,e depois me digam qual a senssacao.nao da nem pra pagar agua e luz ou a gasolina do carro.vamos rever nossos conceitos e ser mais humanos.

    ResponderExcluir
  7. quero sarbe qual e o piso dos porteiros do rio
    ate agora nos porteiros nao sarbemos de nada esse aumento tinha quer sai desde de abril isso e uma vergonha

    ResponderExcluir
  8. se voces estao reclamando do nosso salario de porteiro nos porteiros nao temos mais hora extra esso demitir todo mundo paga o salario de porteiro para o sindico e ele vai fazer tudo quero ver voces terem porteiro profissional com 581,00 morado tem que decer para receber entrega quando oportao da garagem der defeito chama o sindico

    ResponderExcluir
  9. Para conquistar simpatia ,votos, não há limites. O senador despreza o conceito de insalubridade. Ignora todo estudo da legislação pertinente. Piegas,irresponsável são adjetivos que cabem a proposta.
    O senador devera propor no campo da segurança, que é a questão, mas se o fizer incomoda o poder público.Ninguém quer ficar " com filme queimado",então onera a iniciativa privada. Na educação já temos as escolas particulares que não podem tomar nenhuma atitude em oposição ao não pagamento. Com a "pérola" proposta pelo senador, segurança é assunto privado.
    Continuando assim chegaremos ao momento que o estado não terá responsabiliades só direitos.

    ResponderExcluir
  10. O SINDICO QUANDO ENTROU VEZ CORTE DE GASTO DOS EMPREGADO MAIS O CONDOMINIO ELE NAO PAGA NUM E PRA CORTA GASTO HOJE EU TRABALHO 12X36 NO CORTE DE GASTO ACABOU HORA EXTRA INDENISOU TODOS EMPREGADOS GASTOU 9000,00 VEZ UMA ECONOMIA DE 12000,00 NAO TEM COTA EXTRA MAIS O CAIXA DO CONDOMINIO E ZERO HOJE ELE DIS QUE SE O SALARIO AUMENTA VAI DEMITIR TODOS OU VAI SE MUDAR DO PREDIO ESTOU LA A 6 ANOS JA ENTRARAM PRA TRABALHAR COM PORTEIRO 6 EMPREGADO TODOS FORAM MANDADO EMBORA OUTRO DIA ELE DISSE QUE VAI TER MUITO PORTEIRO DEMITIDO CONDOMINIO PAGANDO TA TUDO BEM ESSO PAGAR OK

    ResponderExcluir
  11. Em resposta ao questionamento sobre o piso dos porteiros no Rio, solicitamos que entre em contato com o sindicato representativo de sua categoria profissional para obter informações sobre as negociações coletivas.

    ResponderExcluir
  12. ESSES CONDOMINOS NAO TEM NOÇAO DO QUE ESCREVEM, É SO MEXER NO BOLSO DELES QUE JA DESCRIMINAM ESSA CLASSE TAO IMPORTANTES PARA ELES, COSPEM NO PROPRIO PRATO QUE COMEM, RIDICULOS, AGORA FAÇO EU UMA PERGUNTA A VCS CONDOMINOS:POR QUE VCS OPTARAM MORAR EM CONDOMINIOS HÃM?PERGUNTINHA CRUEL NEH, APOSTO QUE FICARAM SEM RESPOSTA, MAIS EU ACHO QUE SEI A RESPOSTA,SERA PORQUE É MAIS SEGURO POIS EXISTE UM INDIVIDUO CHAMADO PORTEIRO,ZELADOR, VIGIA,FAXINEIRO,SEJA LA O QUE FOR QUE RESIDE NO LOCAL QUE FICA RESPONSAVEL POR TUDO QUE ACONTECE NO CONDOMINIO INCLUSIVE PELA SEGURANÇA PESSOAL E PATRIMONIAL, TA CERTO QUE O PORTEIRO NAO VAI IMPEDIR O FURTO SE NAO HOUVER ESCOLHA, MAS NA MAIORIA DAS VZS SAO OS PORTEIRO QUE EVITAM OS FURTOS DO DIA A DIA DOS CONDOMINOS, SAO OS PORTEIRO QUE PROTEGEM SUAS CRIANÇAS QUANDO VC PAPAI QUANDO VC MAMAE ESTA TRABALHANDO TRANQUILA SABENDO QUE O SEU JOSE O PORTEIRO DO CONDOMINIO ONDE VC MORA ESTA LA ATENTO A TUDO QUE POSSA OCORRER DE MAU EM SUAS RESIDENCIAS E COM SEUS ENTES QUERIDOS, ENTAO MEUS CAROS CONDOMINOS E SINDICOS MAO DE VACA SE A SUA SEGURANÇA E DE SEUS FAMILIARES NAO VALEM 30% QUE SERA DIVIDIDO EM NO MINIMO 10 CONDOMINOS É MELHOR VCS REALMENTE DEMITIREM OS PORTEIROS E FAZEREM REVEZAMENTO ENTRE VCS MORADORES PARA FAZER AS INUMERAS ATIVIDADES FEITAS PELOS PORTEIROS,ZELADORES,ETC DO CONDOMINIO...NAO ESCREVAM ESSAS BOBAGEM POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  13. Não tenho filhos e não preciso de seguranças... Moro em condomínio porque nas cidades grandes é inevitável. Melhor seria viver em casa mesmo e não ter de pagar o absurdo que custa certas taxas condominiais. Que se faça como nos EUA e Europa, onde os condôminos são responsáveis pela limpeza do seu espaço e todos usam chaves para entrar e sair do prédio. Não há funcionários fixos e quando ocorre um problema, todos rateiam as despesas para o conserto ou manutenção. Isso é que é felicidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao quer pagar nada, mora na favela,ou vai para lar, muquirana.

      Excluir
    2. mora nafavela, ou vai para lar,munquirana.

      Excluir
  14. Todos os porteiros têm familia e passam por problemas como todo condomino , a diferença é que o porteiro é muito mal remunerado.
    esses 30% não é muita coisa , mas já ajuda no orçamento,afinal porteiro tambem é profissão e de risco,assim diga o meu amigo que morreu no cumprimento do dever de não deixar assaltantes invadirem o condomínio onde trabalhava e acabou morto no local e até hoje a família vive de ajuda dos amigos até pois ,até agora não foi indenizada.
    Nosso salário já estava defasado há muito tempo , só quem sente na pele é que sabe.
    Os outros trabalhadores fazem greve para terem aumento de salário , nós no entanto , continuamos nossa jornada de trabalho independentemente do nosso salário.
    ACHO QUE MERECEMOS UM POUCO MAIS DE RESPEITO.
    SOU PORTEIRO E NÃO SOU ANALFABETO TENHO ENSINO MÉDIO COMPLETO E TENHO QUE TRABALHAR EM 2 EMPREGOS E FICAR LONGE DA FAMILIA , NÃTENDO TEMPO NEM PARA CONTINUAR A ESTUDAR.

    ResponderExcluir
  15. É completamente necessário que a categoria tenha um aumento decente. Quem não puder pagar enxugue seu quadro e se contente com mordomia de menos. Fico pasma com a atitude de condôminos que tratam seus funcionários como se fossem criados e ainda vociferam que "pago seu salário" como se isto não fosse uma obrigação. Se eles precisam de nós, nós precisamos ainda mais deles, ou não os contrataríamos. Acho que só se sujeitam a estes salários porque recebem ajuda de muitos moradores que sentem penas deles. É justo sentir pena? Temos é que pagar direito. Fico no anonimato para não gerar polêmica onde moro. Sei que muitos vizinhos aprovam o que penso, porém não querem desembolsar, e pronto.

    ResponderExcluir
  16. e e so mexer no bolso de voces. gastam 100 reais no lanchinho na sexta mais nao reconhecen o trabalho dos outros e muitos sao funcionarios que gozao de insalubridade convenio medico tiket refeiçao e vale alimentaçao mais guando tem que pagar um pequeno auxilio ficam com esta avareza mora em condominio quem pode e nao quem quer mais para manter a aparencia de classe media ficam com esta amarraçao

    ResponderExcluir
  17. Se os condomínios do Rio de janeiro não querem pagar um funcionário o que merece, então contrate um mendigo em qualquer esquina que não saiba lê e nem escrever para ganhar R$ 581,00 como vocês querem.Isto é um absurdo,trabalho um mês como porteiro para ganhar uma merreca dessa, tendo que pagar as contas do mês.

    ResponderExcluir
  18. nós porteiros estamos esperando esse empasse sai ou ñ sai esse auxilio nós deveriamos recebe esse auxilio periculosidade.nós estamos exposto ao perigo.

    ResponderExcluir
  19. se um porteiro ganha 581,00 paga 300,00 de aluguel vai vive com que ?...

    vai passa fome !

    ResponderExcluir
  20. OLHA AQUI PESSOAL EU TAMBEM SOU PORTEIRO E FICO CHATEADO COM A DEMORA DO REAJUSTE SALARIAL NOSSO

    ResponderExcluir
  21. os condominos que são contra esses mixurucas trinta por centos são todos uns covardes que se esconde dentro de seus condominios e acham que nós porteiros somos seus seguranças e babás mas na hora de reconhecer nosso trabalho os covardes se omitem e são contra.

    ResponderExcluir
  22. Perfeito o comentário abaixo:
    Acho que o Sr. Crivella nunca foi síndico de prédio, pois ele desconhece a realidade dos empregados em edifícios, tais como: grau de instrução muito baixo, um grande percentual de empregados residem no local de trabalho, logo, não pagam pela moradia (aluguel, condomínio, IPTU, Taxa de Incêndio etc.), não pagam as taxas de: água, luz e gás. Quero propor que estes benefícios sejam estendidos a todos as categorias de trabalhadores...
    A maioria dos comentários aqui, a favor desse aumento, foi feito por porteiros, e neles fica bem claro o nível de instrução da maioria... mesmo assim, querem ganhar o mesmo que um professor???? Tem algo errado aí... Ganhar muito no mole é fácil, todo mundo quer!!

    ResponderExcluir
  23. Dificil e vc ser vigilante, e ser pago como porteiro, moro numa cidade que se chama maringá, trabalhei numa faculdade que se chama CESUMAR la os donos não sabe nada de segurança e estão preoculpado em luzes ascesas e cobra muitos dos fucionaris e pagam R$ 650,00 por mês,eu era pago como vigia nem porteiro era.

    ResponderExcluir
  24. Sou Síndico em Condomínio no bairro da Tijuca (Zona Norte) e Advogado.
    Empregados de Condomínios, de um modo geral, são mal remunerados e, obviamente, merecem um reajuste salarial digno.
    Todos nós, que moramos em Condomínios, sejam os da Barra da Tijuca, luxuosos, ou os das regiões mais modestas das grandes cidades, conhecemos casos de amizades entre moradores e empregados dos edifícios (Porteiros, Faxineiros, Zeladores etc.).
    O que, talvez, não se tenha prestado a atenção devida, é o fato do ônus, que um reajuste de tal magnitude pode causar a todos os envolvidos na situção: de um lado os condôminos, que terão que arcar com os encargos trabalhistas, decorrentes do referido reajuste; do outro os trabalhadores da categoria, que, obviamente, terão uma modesta melhoria em seus ganhos.
    Esta questão pode, como é de se esperar, gerar um crescimento no desemprego, pois, algumas pessoas, ainda, têm a idéia de dispensa de empregados, demissões, com o fim de conter ou minimizar os gastos.
    Os senhores concordam, que a primeira coisa, que vai passar pelas cabeças dos membros das respectivas Assembléias Gerais, é a dispensa deste ou daquele empregado? É óbvio, que sim.
    O Síndico (não estou tirando ... da reta), infelizmente, fica de mãos atadas com algumas decisões da Assembléia Geral e, vai ser obrigado a fazer cortes na folha de pessoal.
    Se um Condomínio tem cinco, quatro ou três empregados, vai perder, ao menos, um.
    Outra coisa, que os autores do questionado Projeto de Lei não pensaram, é o número exorbitante de Ações Trabalhistas, que essa "coisa" vai gerar. Há Condomínios, que não dispõem de verba para uma imediata dispensa de empregados e, ainda, não dispõem de verba, sequer, para pagar os encargos iniciais decorrentes deste reajuste.
    Decorrem, daí, 04 (quatro) resultados, sendo 01 (um) imediato e outro 03 (três) mediatos.
    Resultado 1 - imediato: tem gente, que vai ficar sem emprego e sem dinheiro;
    Resultado 2 - mediato: com isso, vai aumentar o número de pessoas a receber verbas dos "Programas Sociais" do Governo Federal;
    Resultado 3 - mediato: com isso, vão aumentar os gastos e saques ao Erário Público;
    Resultado 4 - mediato: com isso, vai aumentar a recessão.
    As iniciativas do SECOVI-RIO, no sentido de tentar minimizar esta crise, gerada por este Projeto de Lei, eu diria, mal pensado (pensado, mas com fins mais eleitoreiros e, menos sociais) são louváveis. Manifesto aqui minhas congratulações.
    Porém, o fato está consumado. Resta-nos aguardar as conseqüências e, "rezar", "orar" ou "implorar" a Deus, que os "Crivellas da vida parem de cometer esses absurdos.
    O Brasil tem um acervo infindado de Leis, normas positivadas etc.
    Não sou Comunista, tampouco, um Capitalista ferrenho e, menos ainda, um reacionário autoritarista, mas acredito, que se os "nossos" Parlamentares, Governantes e membros do Judiciário deixassem o POVO BRASILEIRO decidir mais sobre suas vidas e, não gastassem o DINHEIRO DO POVO com seus caprichos, esse tipo de polêmica seria minimizado.
    Esse é o meu recado.
    Meus respeitos a todos os participantes do Forum.

    SR. CRIVELLA: NÃO FAÇA MAIS COISAS ASSIM OU, PENSE MELHOR, INFORME-SE MELHOR, ESTUDE MAIS A SOCIEDADE, A QUAL O SR. DIZ REPRESENTAR. VOLTE PARA SUA IGREJA. SAIA DA VIDA PÚBLICA.

    SRS. MEMBROS DO EXECUTIVOS E PARLAMENTARES: PAREM DE GASTAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO, ACABEM COM A CORRUPÇÃO, POIS, ASSIM, VAI SOBRAR BASTANTE, ATÉ PARA VOCÊS.

    SRS. MAGISTRADOS: VERGONHA NA CARA. A JUSTIÇA É CEGA, MAS NÃO É BURRA.

    ResponderExcluir
  25. esperamos ansiosos por aumento pois trabalhamos
    correndo riscos embora moradores não reconheça
    nosso risco mas confia que nos trassemos segurança
    para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos aqueles que ganhan rios de dinheiro e nao sabem como e ganhar muito pouco critican melhorias para os seus funcionarios pois so pessan nos lucros preferen gastar muito com um objeto como comprar um vaso velho e feio ou gatar muito em viagens como se isso fosse o mais importante quero ver algun empresario ganhar 622 reais e sobreviver pra que valorizar uma pessoa ne se e mais facil valorizar um objeto inultil,chga da desvalorizaçao somos todos humanos,entao sr.empresarios sejan humanos...

      Excluir
  26. Nos porteiros merecemos ganhar a mais do que um faxineiro de serviço gerais ,fica a critério das empresas contratar porteiros com o 2º grau completo ,os 30% de perigo são justisimo muito obrigado SN Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico solidario aos porteiros, nada mais justo - valeu crivella

      Excluir
  27. sou porteiro de uma empresa tercerizada sou totalmente a favor desse aumento, porque lá tem até vigilante mas quem rende o vigilante para as refeiçoes, somo nós porteiros e nessa hora o linha de frente quem é, o porteiro e em muitos lugares o porteiro sempre éo linha de frente então o aumento é justo, mora em condominio quem pode e ñ quem que.

    ResponderExcluir
  28. mamae dilma libera nossa periculosidade
    astsamos precisando olha que osegundo mandato esta chegando

    ResponderExcluir
  29. AnÔnimo disse...
    Sou porteiro em um condominio a 8 anos é um aumento diguino para nos porteiros e vigilntes em
    condominio, este adicional vai ajudar a fortalecer
    a nossa categoria.
    O salário de um porteiro aqui em Pernambuco é
    um absurdo R$585,86,para uma responsabilidade muito grande.
    Este aumento de 30% no nosso salário aqui em Pernambuco para nossa categoria vai ser muito importate e até levantar anossa auto estima

    ResponderExcluir
  30. Sou vigia de escola pública. Após encerramento das aulas fico só e desarmado tomando conta do patrimônio da escola. Tenho direito sim ao adicional de periculosidade.

    ResponderExcluir
  31. oseas f de oliveira e silva20 de janeiro de 2012 às 20:10

    Estou aposentado ha dois anos, pela primeira vez, depois de trabalhar 11 anos como zelador, alguem fez alguma coisa pela classe.

    ResponderExcluir
  32. E INCRIVEL COMO ALGUNS MORADORES SÃO MESQUINHOS E AVARENTOS... COMO PODE DIZER QUE NÃO DA PRA PAGAR 30% ISSO NÃO E NADA PRA VCS COMPARANDO COM O QUE VCS GASTAM COM MORDOMIAS NEM VAI SENTIR NO BOLSO SOMOS MAU REMUNERADOS SIM ISSO E FATO E VCS SABEM DISSO MAS PREFEREM JOGAR DINHEIRO FORA EM VEZ DE GASTAR COM UM TRABALHADOR COMPETENTE E MAU REMUNERADO QUE DIFICILMENTE TEM UM MOMENTO DE LAZER VCS NUNCA VÃO APRENDER MESMO... OLHA O QUE ACONTECE COM POLICIA MAU REMUNERADA... FUNCIONARIO MAU REMUNERADO NÃO TRABALHA BEM VCS TEM ASSISTIDO REPORTER ESSES INUMEROS ASSALTOS BANDIDOS SABENDO ONDE PROCURAR... TRABALHADOR MAU REMUNERADO NÃO E BOM PRA NINGUEM.

    ResponderExcluir
  33. 30% já!, sou vigilante 2° grau e trabalho como VIGIA!
    OCORRE FREQUENTEMENTE FATOS QUE EU PASSO,QUE SE NÃO FAÇO SOU DEMITIDO,COMO EVITAR ROUBO DE CARROS NO CONDOMINIO.3 CARAS ,CHAMEI A POLICIA E FUI ATE LA,MINHA SORTE FOI QUE ESTAVAM DESARMADOS E 2 CORRERAM AI MUNTEI EM 1 ATE A POLICIA CHEGAR.NA DELEGACIA FIQUEI HORAS E ESSES MORADOS INGRATOS NEM OBRIGADO DERAM.

    ResponderExcluir
  34. ACHO QUE O SECOVI ESTA CERTO DE COIBIR ESTE AUMENTO AFINAL NÓS PORTEIROS NÃO SOMOS VIGIAS E SENDO ASSIM A BALA NÃO ACERTA EM NÓS. TEMOS O CORPO FECHADO E O BOLSO VAZIO. JÁ QUEM É VIGIA ESTÁ PREPARADO PARA LEVAR UM TIRO POIS GANHA 30% A MAIS. SE NÃO TEM CONDIÇÃO DE PAGAR DIGNAMENTE SEU PORTEIRO ARRANJA UM CACHORRO. VERGONHOSO RECEBER NUMA QUINZENA MENOS DE 300 REAIS. E AINDA ACHAM MUITO. QUANTO ELES GASTAM COM SEUS CACHORROS E COM BEBIDA IMPORTADA. E DESTE TIPO DE INSTITUIÇÃO QUE O BRASIL PRECISA FICAR LIVRE. SE LIVREM DA SECOVI E DESTE SINDICATO RIDICULO QUE VAI SOBRAR DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  35. quero saber quando essa lei vai ser aprovada pelo o que estou vendo vai ficar so no papel 16 02 2012

    ResponderExcluir
  36. SOU PORTEIRO DE UMA AGENCIA DE CARROS NOVOS E CORRO O RISCO EMIMENTE DE SER ABORDADO POR BANDIDOS POIS FICO EXPOSTO NA LOJA SEM PROTEÇÃO ALGUMA. POIS TRABALHO COM O FARDAMENTO CARACTERISTICO DE VIGILANTE PARA COIBIR E INIBIR A BANDIDAGEM QUE NOS CERCA POIS. RECEBO COMO PORTEIRO PRESTANDO SERVIÇO COMO VIGILANTE OS 30% QUE MEREÇO FICA EM PODER DO NOSSO SINDICATO QUE NADA FAIS POR NOS POR QUE ESTÃO PRESOS AOS DONOS DE EMPRESAS O AUMENTO É + QUE JUSTO.

    ResponderExcluir
  37. eu sou porteiro e estou confiante na aprovaçao do projeto é o mínimo, que a nossa categoria,mereça pois cuidamos dos patrões como se fosse nossa família mais sempre alguém para falar daquilo que não conhece tá, ganhamos 695,00 reais fora os desconto não temos plano de saúde agora vou fazer uma pergunta voces gastam quanto com alimentaçao basica por mes.

    ResponderExcluir
  38. EU SOU PORTEIRO E ESPERO QUE ESSE 30% VENHA MAIS RAPIDO POSSIVEL POS COM ESSE DINHEIRO DÁ PARA COMPRAR FRUTAS PARA MEUS FILHOS.POS COM ESSE SALARIO SÓ DA PARA ARROZ E FEIJÃO.

    ResponderExcluir
  39. Infelizmente caros amigos acho que isso vai ficar somente em sonho mesmo, tendo em vista que os que vão votar para a aprovação ou não da lei já se mostraram ser contra a periculosidade aos porteiros.

    ResponderExcluir
  40. Caros condõminos.
    trabalho como administrador de condominio e digo que seria justo sim pagar 30% de insalubridade aos porteiros,profissionais essesnciais ao bom andamento e segurança dos condominios,e não me venham com essa conversa que porteiro não é vigilante,a unica diferença é a arma,que por sinal os vigilantes não são autorizados a usar,agora se o porteiro em questão for incompetente,mande-o embora e contrate um que valha os 30% a mais.
    São osBons porteiros que cuidam de seus filhos,e zelam pela suas segurança,por um salário misero de 748,00 e 110,00 de vale alimentação ,vale esse que não paga nem o churrasco do final de semana dos srs condôminos.querem viver bem e com segurança,abram os bolsos e tirem os escorpiões de lá,afinal de contas,todos voces moram em condominio ,por causa da segurança..

    ResponderExcluir
  41. trabalho como porteiro de condominio com mais de tres firmas, a 14 meses, meu patrão me deu ferias sem eu receber nada, pagamento, abono pecuniario, me deixou a ver navios, tudo isso ainda sem carteira assinada. Agora me mudou a ewscala p/ 12/36 avisei que tem horas extras o mesmo disse que não paga e ai? JOSE CARLOS ARAUJO Rua Eunápio Deiró 21 Realengo.

    ResponderExcluir
  42. Boa Tarde!

    Gostaria de saber quando irá sair o aumento salarial para os funcionários de condominio e se já tiveram a porcentagem a pagar.

    grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta à pergunta acima: a negociação coletiva está em andamento. Tão logo seja concluída, noticiaremos.

      Excluir
  43. anonimo /respondendo a jose gaspa agente so mora no emprego porque vcs sindico so que o fucionario se ele mora caso contrario e so pagar a passagem o mesmo nao vai dar a dispesa que vc esta citanndo .

    ResponderExcluir

Normas para publicação: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.